Teve bagagem extraviada? Descubra se nós podemos te ajudar em 4 simples passos:

Qual o valor usual de uma indenização por extravio de bagagem?

A depender do caso concreto e das situações experimentadas, de R$ 2.000,00 a R$ 10.000,00, além do pertinente ressarcimento aos objetos declarados na bagagem extraviada.

Quais são os direitos do passageiro em casos de extravio de bagagem?

Se a companhia aérea não entregar a bagagem imediatamente, o passageiro pode exigir uma compensação financeira para a compra de itens de primeira necessidade. O valor varia de acordo com a empresa e a rota. Em voos domésticos, a ajuda de custo é de 305 reais.

Segundo a Anac, além de receber da companhia aérea o valor correspondente ao da bagagem extraviada, caso ela não seja encontrada e devolvida em até 7 dias — voos domésticos — e 21 dias — voos internacionais —, o passageiro tem direito a receber uma indenização em até 7 dias. Além disso, deve ser informado sobre todas as providências que estão sendo tomadas pela companhia.

As despesas do passageiro, no período em que estiver sem sua bagagem, também devem ser custeadas. Não se esqueça de guardar os comprovantes das despesas.

Quais são os procedimentos que o passageiro deve seguir em caso de extravio de bagagem a fim de reivindicar seus direitos?

Primeiramente, o passageiro deve se dirigir ao balcão da companhia aérea na sala de desembarque e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem — RIB —, onde o passageiro registrará o extravio da bagagem. Também deve registrar ocorrência na Agência Nacional de Aviação Civil — ANAC — dentro do próprio aeroporto ou em até 15 dias após a data de desembarque. Ainda, tem-se que lavrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil é medida igualmente necessária.

Quer reivindicar uma indenização pelo seu voo?
Então complete o quiz acima para descobrir se nós podemos te ajudar