Direito Aduaneiro
Planejamento tributário na importação 

Planejamento tributário na importação 

O sucesso ou o fracasso na exploração de um negócio no Brasil muitas vezes está vinculado à questão tributária. A redução no custo fiscal da operação torna a operação de alguns empreendedores mais competitiva perante seus concorrentes. As empresas brasileiras que operam no comércio exterior possuem bastante margem para a realização de planejamentos tributários.

Converse ainda hoje com um advogado especialista

Planejamento para distribuidores

Alguns Estados brasileiros oferecem regimes mais favoráveis para distribuidores sem implicar um aumento relevante no custo logístico, o que justifica a alocação do centro de distribuição (CD) nesses locais. A busca pela melhor solução deve levar em conta o volume de operações, o porte da empresa, o tipo de produto, a localização dos principais clientes, dentre outros.


Planejamento para indústrias que importam insumos 

A possibilidade de redução do custo tributário para indústrias que empregam insumos importados em seu processo produtivo é tão grande que há casos de distribuidores que optam por iniciar uma planta industrial em vez de permanecer importando o produto acabado. As vantagens se aplicam tanto a indústrias que exportem, quanto para as que vendam para o mercado interno.


A solução nem sempre está no brasil

Em se tratando de planejamento tributário na importação, cada caso é um caso, de modo que o modelo de negócio utilizado por um empresário pode não ser o mais adequado para outro, ainda que ambos explorem a mesma atividade. Eventualmente a melhor forma de operar poderá implicar o deslocamento da atividade (ou parte dela) ao exterior, representando uma economia tributária tão grande que é capaz de cobrir o próprio custo logístico da operação. 


Como a garrastazu pode ajudar?

O planejamento tributário na importação não comporta modelos prontos: é preciso realizar um estudo específico para cada caso. Ciente dessa responsabilidade, a Garrastazu Advogados conta com uma equipe de especialistas em matéria tributária e aduaneira que está apta a assessorar o importador na investigação pela melhor forma de operar seu negócio. Além de nossa equipe de especialistas, contamos com o apoio de correspondentes distribuídos por todo o Brasil e no exterior, os quais estão sempre dispostos a realizar as diligências necessárias à implantação do projeto.