Assessoria Trabalhista à Portuários

Se Você Está Procurando Por...

  • Orientação Trabalhista
  • Revisão de Cálculos Rescisórios
  • Reclamatória Trabalhista
  • Especialistas em Direito Trabalhista

Nós podemos ajudar. Clique no botão abaixo para contar com um Time de Especialistas em Direito de Trabalho.

ENTRE EM CONTATO No horário comercial entraremos em contato com você em até 15 minutos.

Serviços Prestados

Portuários: Problemas Trabalhistas mais Comuns

O setor de transporte aquaviário voltou a tomar força com as mudanças e incentivos propostos pelo Governo Federal à iniciativa privada. Com isso, a necessidade de mão-de-obra qualificada e especializada tende a aumentar.

No entanto, o trabalhador deve estar atento às oportunidades, para que não fique à deriva sem seus direitos legalmente assegurados.

Os trabalhadores portuários, empregados ou avulsos, como previa a lei n. 8.630/93, em seu artigo 26, e no artigo 37 da Medida Provisória 595/12, que revogou a legislação anterior, revestem-se de características singulares, em especial os trabalhadores sem vínculo de emprego, que devem ser devidamente registrados/cadastrados no Órgão Gestor de Mão-de-Obra, para que possam ser organizados em escalas no sistema de rodízio, com turnos de 6 (seis) horas, devendo ser respeitado o intervalo de 11 (onze) horas entre um turno e outro.

Apesar de prestarem serviços aos vários requisitantes, os trabalhadores portuários avulsos (TAP’s) não possuem vínculo de emprego por expressa previsão legal. Todavia existe a garantia constitucional de igualdade com aqueles empregados que possuem o vínculo de emprego reconhecido, por força do inciso XXXIV do artigo 7º da Constituição Federal.

Nessa senda, todos os obreiros portuários possuem direito a horas extras, intervalos intrajornada e interjornada, adicional noturno, 13º salários, férias com 1/3, repouso semanal remunerado, FGTS e demais direitos assegurados pela CLT, legislação especial e Convenções Coletivas.

A Medida Provisória 595 manteve a previsão existente na Lei n. 8.630/93 de que as empresas operadoras devam ter funcionários próprios e avulsos para desempenharem suas atividades. Tal previsão gera dúvida acerca da obrigatoriedade de terem concomitantemente as duas modalidades de mão-de-obra, sendo que a não requisição de TPA’s gera dano material e moral aos trabalhadores avulsos.

Alertamos para que os trabalhadores não sejam prejudicados e deixando de receber os direitos e garantias dos trabalhadores portuários, sejam empregados ou avulsos. Consulte-nos!

Ler mais

Portuários: Direitos

Entre os direitos trabalhistas mais comuns dos portuários, podemos citar:

 - Salário e remuneração adequados

 - Jornada de trabalho respeitada

 - Adicional de periculosidade e insalubridade

 - Horas extras

 - Intervalo intrajornada e interjornada

 - Férias e 13º salário

 - Verbas rescisórias

 - Indenização por danos morais e materiais em caso de acidente de trabalho

Ler mais

Portuários: Peculiaridades da Carreira

Os portuários têm uma série de direitos trabalhistas específicos devido às peculiaridades da profissão. Algumas das características da carreira que precisam ser consideradas em casos de reclamatórias trabalhistas incluem:

 

Condições de trabalho: muitas vezes os portuários trabalham em condições insalubres, como exposição a produtos químicos, ruídos e altas temperaturas.

 

Jornada de trabalho: a profissão de portuário pode envolver jornadas extenuantes, com frequência trabalhando além das horas permitidas por lei.

 

Remuneração: em muitos casos, a remuneração dos portuários é inferior ao que deveria ser pago por sua função, o que pode gerar o direito a verbas trabalhistas.

 

Funções específicas: a carreira de portuário pode envolver funções específicas, como operação de equipamentos pesados, o que pode gerar o direito a adicional de periculosidade e insalubridade.

 

Acidentes de trabalho: devido às atividades desenvolvidas, os portuários podem estar sujeitos a acidentes de trabalho.

Ler mais

Como a Garrastazu pode ajudar?

Para garantir o recebimento desses direitos, os portuários podem contar com a Garrastazu Advogados. A equipe da Garrastazu pode ajudar os trabalhadores por meio de serviços como:

 

Orientação jurídica: Esclarecer as dúvidas do trabalhador sobre seus direitos e sobre os procedimentos necessários para a busca de seus direitos trabalhistas.

 

Negociação com a empresa: Negociação com a empresa portuária para buscar o recebimento dos direitos trabalhistas de forma amigável.

 

Defesa judicial: Caso a negociação não seja possível, a Garrastazu Advogados pode representar você em processos judiciais, buscando a reparação pelos danos sofridos.

 

Execução do julgado: Após a decisão favorável do trabalhador em processo judicial, a equipe pode acompanhar a execução do julgado até o recebimento do valor devido.

 

Suporte emocional: a Garrastazu Advogados oferece suporte emocional ao trabalhador durante todo o processo, uma vez que as reclamatórias trabalhistas podem gerar abalo psicológico e emocional.

 

Com ampla experiência em questões trabalhistas, a Garrastazu Advogados pode prestar um serviço de qualidade e eficiente para os portuários que buscam garantir seus direitos trabalhistas.

Ler mais

Diferenciais da Garrastazu

Claudia Grasielle Vieira Werle

Claudia Grasielle Vieira Werle

Sócia e Coordenadora do Núcleo Trabalhista
Ver Perfil

Legal Design

Uso de imagens, vídeos, infográficos e criatividade para uma comunicação mais eficaz.

Metodologia Ágil

Criar valor ao cliente, fazendo o dobro do trabalho na metade do tempo.

Gestão Proativa de Processos e Time de Atendimento aos Clientes

Dedicação para acelerar processos e para manter clientes atualizados.

Tradição

Mais de 25 anos de atuação, de forma que estaremos aqui sempre que você precisar.

A Garrastazu guiará você pelos caminhos do Direito

01

Precisa de ajuda jurídica?

Com 24 anos de tradição, ajudamos clientes com soluções jurídicas online desde 2010!

02

Você será atendido por especialistas

Advogados especialistas em todas as áreas do Direito garantirão maior profundidade e técnica no seu caso!

03

Criaremos um Plano de ação

Analisaremos seu caso com atenção, empatia e técnica. Seremos claros e objetivos, sem “juridiquês”!

04

Gestão Proativa de Processos

Aceleramos os casos que temos interesse de conclusão no menor tempo possível.

05

Transparência e solidez por todo o caminho!

Buscamos o sucesso sem "vender terrenos no céu", com muita técnica e combatividade!

Caminhos do Direito 01
Caminhos do Direito 02
Caminhos do Direito 03
Caminhos do Direito 04
Caminhos do Direito 05

Você não está só!

A equipe Garrastazu lhe conduzirá a cada etapa do processo

Quando você ligar para a Garrastazu, e ouvir uma voz simpática e atenta ao seu problema… pois então, será nosso Time de Especialistas, inspirado pelos aprendizados do Dr. Artur Garrastazu Gomes Ferreira, nosso Fundador e atual presidente do Conselho de Gestão.

Buscamos ter um time eficiente e incrível , sempre colocando o cliente no centro. Ter empatia e atender bem está no DNA da Garrastazu.

Equipe Thumb - Claudia Grasielle Vieira Werle

Temos clientes apaixonados

Somos um escritório Online e podemos atendê-lo por telefone, WhatsApp, vídeo-chamadas ou presencialmente em nossas unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Porto Alegre

4,8

São Paulo

4,9

Rio de Janeiro

4,8

+600 avaliações positivas no Google

Atendimento via Whatsapp
Tire suas dúvidas agora.

Unidades

Porto Velho

Travessa Melvin Jones, 61, Pedrinhas, 76801-506

Londrina

Rua Raja Gabaglia, 394, Quebec, 86060-190

Entre em contato

Atuamos em todo o território Nacional.

Passo 1 de 4
Passo 2 de 4
Passo 3 de 4
Passo 4 de 4
1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...