Reforma de militar temporário por doença exige nexo de causalidade.

A concessão de reforma a militar temporário por doença incapacitante apenas para o serviço militar depende da comprovação de nexo de causalidade entre a enfermidade e o serviço castrense, conforme a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça.

A análise foi feita pela Corte Especial porque a 5ª Turma concluiu que o militar temporário incapacitado apenas para o serviço militar tem direito à reforma independentemente da demonstração do nexo de causalidade entre a doença e a atividade. A União argumentou que tal conclusão diverge do entendimento da 2ª Turma – cujo entendimento é de necessidade de comprovação do nexo de causalidade. Com isso, restou acolhida a tese apresentada pela União.

O relator afirmou que “nos casos em que não há nexo de causalidade entre a moléstia sofrida e a prestação do serviço militar, e o militar temporário não estável é considerado incapaz somente para as atividades próprias do Exército, é cabível a desincorporação, nos termos do artigo 94 da Lei 6.880/80 combinado com o artigo 31 da Lei do Serviço Militar e o artigo 140 do seu regulamento, o Decreto 57.654/66”, o que foi seguido pela maioria.

Concluiu que, tratando-se de militar temporário, o término do tempo de serviço implica no licenciamento quando não houver conveniência na permanência do servidor nos quadros das Forças Armadas. Mas, ressaltou, não ser cabível o término do vínculo por iniciativa da administração diante da incapacidade do militar para o exercício das atividades específicas, impondo-se sua manutenção nos quadros até a recuperação ou, não sendo possível, a sua eventual reforma.

Tratando-se de militar temporário com mais de dez anos de serviço, preenchido os demais requisitos, o servidor adquirirá estabilidade, conforme jurisprudência daquela Corte. Antes de alcançada a estabilidade, o militar não estável poderá ser licenciado ex officio, sem direito a remuneração posterior.

A decisão afirmou que para os casos em que a enfermidade não tiver relação com o serviço, a lei faz distinção entre o militar com estabilidade assegurada e o temporário. Nesse contexto, ressalvou que a reforma do militar temporário não estável é devida quando a incapacidade for adquirida em função dos motivos relacionados nos incisos I a V do artigo 108 da Lei 6.880/80 e independentemente da comprovação do nexo de causalidade com o serviço militar.

Ainda, que a reforma é devida quando a incapacidade decorrer de acidente ou doença sem relação de causa e efeito com o serviço militar - de forma total e permanente - de modo que o servidor fique impossibilitado de exercer qualquer trabalho, civil ou militar.

Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Fonte: Conjur

EREsp 1.123.371

Deixe seu comentário

Confira nossa página especial sobre Carreiras e Concursos Públicos

Acesse aqui

Escritório
do tamanho
do Brasil

Dispomos de correspondentes em todos os Estados do Brasil, o que nos permite uma atuação nacional

A Garrastazu conta com 3 sedes próprias estrategicamente localizadas para atender demandas em todo o País.

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Atendimento via Whatsapp

Tire suas dúvidas agora.

Respondemos em alguns minutos.

Podemos Ajudar?