É possível regularizar a posse de um Animal Silvestre?

Consideram-se animais silvestres aqueles cuja espécie, por sua natureza, viva em ambiente natural (florestas, rios, etc.), distinguindo-se entre animais nativos e exóticos. No Brasil, a aquisição e a posse de animais silvestres são legalizadas, sendo imprescindível, contudo, a observância a uma série de exigências impostas pela legislação ambiental.

A verdade é que muitos brasileiros, por desconhecimento da lei, adquirem animais silvestres em desacordo com as regras do jogo, incorrendo em infração à legislação ambiental e até mesmo em prática de crime. Com o objetivo de ajudar aqueles que possuem um animal silvestre em condição irregular, a equipe de Direito Ambiental da Garrastazu Advogados preparou este artigo explicando sobre quais os riscos pertinentes ao proprietário do espécime, bem como qual a possível solução para o caso.

Como adquirir um animal silvestre regularmente?

A aquisição de animais não domésticos está sujeita a intenso controle da parte de órgãos de fiscalização ambiental. A compra deve ser realizada diretamente com criadores ou estabelecimentos habilitados junto ao IBAMA, sendo imprescindível exigir a nota fiscal da operação, que deve conter, no mínimo, as seguintes informações: nome popular do animal, nome científico do animal, tipo e número de marcação (anilhas para aves, chips para primatas e etc.).

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente Estado de São Paulo disponibiliza uma lista de estabelecimentos do Estado habilitados à venda de animais silvestres, que pode ser conferida clicando aqui.

Quais os riscos de comprar ou manter um animal silvestre irregularmente?

Além das implicações criminais, a compra ou manutenção de animal silvestre sujeita o infrator à multa e à apreensão do espécime.

Depois de apreendido, o animal é conduzido a um criadouro habilitado ou devolvido à natureza. Nesta segunda hipótese, a recuperação do animal é de extrema dificuldade, resultando em sua perda definitiva.

A devolução do espécime à natureza muitas vezes representa um prejuízo à sua própria existência, pois animais silvestres sujeitos à domesticação tendem a não se adaptar à vida selvagem, tornando-se presas fáceis a seus predadores. Ainda, são frequentes os casos em que esses animais são rejeitados pelos bandos, enfrentando uma série de dificuldades para sua manutenção na natureza.

É crime comprar ou manter animais silvestres irregularmente?

A Lei de Crimes Ambientais criminaliza a aquisição ou manutenção de animais da fauna silvestre. A pena prevista para esse tipo de delito é de seis meses a um ano, acrescida de multa. Logo quem adquirir animais silvestres de forma diversa da prevista na legislação está sujeito a implicações de matéria penal.

Na hipótese de guarda doméstica sem indícios de maus tratos e em se tratando de espécie não sujeita ao risco de extinção, o juiz responsável pelo processo penal poderá, diante dos detalhes do caso concreto, deixar de aplicar a pena.

É possível regularizar um animal silvestre junto aos órgãos ambientais?

A legislação brasileira não admite a hipótese de regularizar junto aos órgãos ambientais um animal adquirido ou mantido em desacordo com a regulamentação. Em regra, ao procurar o órgão de fiscalização ambiental estadual ou o IBAMA para regularizar o espécime, o indivíduo é surpreendido com sua apreensão e aplicação de multa – além das consequências de natureza criminal.

Em síntese, o sistema jurídico impede que aquele que de boa fé adquira ou mantenha animal silvestre em condição irregular proceda à legalização administrativa de sua condição.

Há solução para regularizar um animal silvestre?

A boa notícia é que, apesar de a legislação ambiental não admitir a regularização da posse de um animal silvestre, há diversos Tribunais do país que reconhecem a possibilidade de o tutor permanecer com o espécime, desde que atendidos alguns requisitos.

Reconhecendo que alguns animais selvagens, após algum tempo de vida doméstica, perdem sua capacidade de sobrevivência no habitat natural, o Judiciário vem admitindo que a devolução desses espécimes à natureza é medida muito mais gravosa do que a sua manutenção junto à família. Considerando a falta de qualidade de vida que o animal enfrentará na natureza ao ser rejeitado pelos bandos ou colocado como uma presa fácil aos predadores, têm surgido decisões no sentido de permitir uma “regularização judicial” que garanta a manutenção do espécime no ambiente doméstico.

Qual o seu problema jurídico? Converse com a gente

Se você possui um animal silvestre em condição irregular, aconselha-se o auxílio de advogado especialista em Direito Ambiental para que seja feita a análise da viabilidade de ingresso de ação judicial com o intuito de regularizar a posse, impedindo que o tutor do animal esteja sujeito à apreensão do animal ou mesmo às implicações criminais decorrentes dessa infração.

Deixe seu comentário

Escritório
do tamanho
do Brasil

Dispomos de correspondentes em todos os Estados do Brasil, o que nos permite uma atuação nacional

A Garrastazu conta com 3 sedes próprias estrategicamente localizadas para atender demandas em todo o País.

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Atendimento via Whatsapp

Tire suas dúvidas agora.

Respondemos em alguns minutos.

Podemos Ajudar?