Saiba como se proteger da Black FRAUDE e aproveitar a Black Friday.

20/11/2018 2 minutos de leitura
Saiba como se proteger da Black FRAUDE e aproveitar a Black Friday.

A Black Friday ocorre no Brasil desde 2010 e ganhou fama por aqui ao engajar grandes redes de varejo com ofertas teoricamente imperdíveis. Mas o consumidor precisar estar atento e ter cuidado para que a compra daquele almejado item não resulte em uma enorme dor de cabeça.
Observa-se neste período que algumas lojas praticam a chamada “maquiagem de preço”, aumentando consideravelmente os preços dos produtos e na véspera da Black Friday os reduzem pela metade, fazendo tudo parecer uma oferta. Além de previsão expressa no art. 37, §1º (“publicidade enganosa”), essa conduta é punível com detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa – art. 67 da Lei.

Lembre-se: produtos ou serviços com defeitos devem, sem exceção, ser ressarcidos em até 30 dias – disposição do art. 18, §1º do CDC – sob pena de possibilitar ao consumidor e à sua livre escolha:
(1) a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
(2) a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos e ainda;
(3) o abatimento proporcional do preço.
E mesmo nas compras realizadas fora de lojas físicas (internet, telefone, catálogo, etc.) o consumidor pode exercer o chamado “direito de arrependimento” – art. 49 -, sendo basicamente o direito de desistir da compra num prazo máximo de 7 (sete) dias contados da assinatura do serviço ou do ato do recebimento do produto no endereço indicado.
Nesses casos, os eventuais valores pagos deverão ser imediatamente devolvidos, sem embaraços, sob pena da plena adoção de medidas judiciais cabíveis ao caso concreto.
Esteja atento às informações dos anúncios para que a compra não acabe tendo que ser resolvida, através de um processo judicial. Caso seja esta a situação, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) possui disposições de proteção ao consumidor estipulando direitos bem delineados e consequências administrativas, cíveis ou mesmo penais em caso de descumprimento. Fique atento e compre com segurança.

Qual o seu problema jurídico?
Converse com a gente

Se você ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato com a nossa área de Direito Cível e do Consumidor.

Abraços,
Garrastazu Advogados

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...