Direito de Trânsito
Processo de cassação do direito de dirigir

Processo de cassação do direito de dirigir

A cassação do documento de habilitação, com a consequente perda do direito de dirigir, ocorre quando o condutor (i) é flagrado conduzindo qualquer veículo durante o cumprimento de suspensão do direito de dirigir, (ii) na hipótese de reincidência na prática de algumas infrações de trânsito e (iii) quando o condutor é condenado judicialmente pela prática de crime de trânsito. Quando é determinada a cassação do direito de dirigir, o condutor poderá, depois de dois anos, requerer sua reabilitação, emitindo nova CNH.

O PROCESSO ADMINISTRATIVO

A cassação do direito de dirigir está sujeita a um processo administrativo onde o condutor apresentará defesa e poderá produzir provas – não apenas documental, mas também testemunhal e, sendo necessária, pericial. Na hipótese de ser rejeitada a defesa apresentada, é possível a interposição de recurso, sendo a penalidade aplicada apenas após o esgotamento das instâncias administrativas.

PROVAS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO

Muitos condutores desconhecem o direito que possuem à produção de provas no âmbito do processo administrativo de suspensão ou cassação do direito de dirigir – muitos órgãos de trânsito também desconhecem esse direito. A prova documental não é a única que pode ser produzida para instruir a defesa de trânsito: a legislação permite que sejam ouvidas testemunhas e até mesmo produzida perícia, se necessário.

COMO A GARRASTAZU PODE AJUDAR?

Não é obrigatória a contratação de advogado para instruir defesas administrativas em processos de cassação do direito de dirigir. É certo, contudo, que profissionais com experiência nesse tipo de questão deverão chegar a resultados muito mais eficazes do que aqueles obtidos por não especialistas. É sempre aconselhável o acompanhamento por advogado em quaisquer procedimentos administrativos, sobretudo em matéria de trânsito, pois eventual falha na condução da defesa poderá implicar em restrições ao direito de dirigir do condutor.

PODEMOS TE AJUDAR?

Nossa Equipe de Especialistas