TCU: É FRAUDULENTA A TRANSFERÊNCIA DE ACERVO TÉCNICO NA IMINÊNCIA DE SANÇÃO RESTRITIVA

Mariana Fogaça
Mariana Fogaça Sócio
19/06/2020 1 minuto de leitura
TCU: É FRAUDULENTA A TRANSFERÊNCIA DE ACERVO TÉCNICO NA IMINÊNCIA DE SANÇÃO RESTRITIVA
Imagem: Unsplash

Segundo o Tribunal de Contas da União, é ilegal transferir o acervo técnico quando a empresa está na iminência de punição que inviabilize sua atividade.

Ou seja, quando os administradores de empresa na iminência de sofrer sanção administrativa transferem o acervo técnico a outra empresa do mesmo grupo, com o objetivo específico de continuar as atividades, está caracterizada a sucessão fraudulenta, cabendo estender à sucessora os efeitos da penalidade aplicada à sucedida.

O julgamento decorreu da existência de alegada fraude à licitação. No caso concreto, a empresa vencedora utilizou, para fins de habilitação, acervo técnico que lhe fora transferido por outra empresa, do mesmo grupo econômico, apenada pelo TCU com a declaração de inidoneidade prevista no art. 46 da Lei 8.443/1992.

Quando da utilização do acervo técnico, a empresa ainda não havia sido apenada. O entendimento do relator foi no sentido de que inexiste empecilho, que a fraude ocorra antes da imputação da penalidade, quando os sócios/administradores, cientes dos ilícitos cometidos e das consequências potencialmente daí advindas, “procurem se resguardar esvaziando a empresa utilizada para o cometimento dos ilícitos e operacionalizando uma outra sem as máculas da anterior”.

Restou configurada a fraude sucessória, tendo o Plenário decidido por declarar que a sanção de inidoneidade também se aplicava à empresa sucedida.

Esse entendimento é importante, visto que não havia uma penalidade vigente quando da transferência do acervo técnico, mas sim uma ciência da empresa quanto a uma possível aplicação de sanção.

A sanção referida é de declaração de inidoneidade, entretanto é possível a extensão do entendimento às penalidades de suspensão e impedimento do direito de licitar - embora o julgamento não tenha adentrado neste mérito.

Qual o seu problema jurídico?
Converse com a gente

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...