GANHO DE CAPITAL E IMPOSTO DE RENDA

GANHO DE CAPITAL E IMPOSTO DE RENDA
Imagem: Unsplash

Ganho de capital

Nas operações de alienação de imóveis realizadas por pessoas físicas em que há “lucro imobiliário”, é devido imposto de renda sobre o chamado ganho de capital, que consiste na diferença entre o custo de aquisição do bem (conforme declaração de imposto de renda) e o valor da venda.

A alíquota do imposto é de 15% quando o ganho de capital não ultrapassar R$ 5 milhões, podendo chegar a 22,5% quando for acima deste valor. Contudo, existem possibilidades de diminuição da carga tributária nessas operações, conforme descrito a seguir.

Redução do imposto

1. Construção, ampliação ou reforma: é possível aumentar o custo de aquisição do bem e, portanto, reduzir o ganho de capital quando houver construção, ampliação ou reforma do imóvel, que aumentem o seu valor. Contudo, as despesas devem ser devidamente comprovadas.

2. Compra de outro imóvel em até 180 dias: caso o produto da venda de um imóvel residencial for aplicado na aquisição de outro imóvel residencial em até 180 dias, o ganho de capital é isento de imposto de renda. Contudo, este benefício só pode ser aproveitado pela mesma pessoa física uma vez a cada cinco anos.

3. Imóveis adquiridos antes de 1988: caso o imóvel vendido tenha sido adquirido até 1988, aplicam-se os percentuais de redução do imposto de renda a pagar sobre o ganho de capital conforme a tabela abaixo:

Imóveis adquiridos antes de 1988

4. Outras reduções: são aplicados ainda fatores de redução do imposto de renda a pagar dependendo do número de meses transcorridos entre a data de aquisição do imóvel e a data da venda, cujo cálculo é mais complexo e deve ser analisado caso a caso.

Qual o seu problema jurídico? Converse com a gente

Alexandre Bubolz Andersen

Alexandre Bubolz Andersen

alexandre.andersen@garrastazu.com.br

Sócio Coordenador da Divisão de Direito Tributário.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Pós-Graduado em Direito Tributário Aplicado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Pós-Graduado em Direito do Estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Ver perfil completo

Deixe seu comentário

Confira nossa página especial sobre Direito Tributário

Acesse aqui

Escritório
do tamanho
do Brasil

Dispomos de correspondentes em todos os Estados do Brasil, o que nos permite uma atuação nacional

A Garrastazu conta com 3 sedes próprias estrategicamente localizadas para atender demandas em todo o País.

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Atendimento via Whatsapp

Tire suas dúvidas agora.

Respondemos em alguns minutos.

Podemos Ajudar?