GANHO DE CAPITAL E IMPOSTO DE RENDA

Alexandre Bubolz Andersen
Alexandre Andersen Sócio
26/05/2021 1 minuto de leitura
GANHO DE CAPITAL E IMPOSTO DE RENDA
GANHO DE CAPITAL E IMPOSTO DE RENDA
Imagem: Unsplash

Ganho de capital

Nas operações de alienação de imóveis realizadas por pessoas físicas em que há “lucro imobiliário”, é devido imposto de renda sobre o chamado ganho de capital, que consiste na diferença entre o custo de aquisição do bem (conforme declaração de imposto de renda) e o valor da venda.

A alíquota do imposto é de 15% quando o ganho de capital não ultrapassar R$ 5 milhões, podendo chegar a 22,5% quando for acima deste valor. Contudo, existem possibilidades de diminuição da carga tributária nessas operações, conforme descrito a seguir.

Redução do imposto

1. Construção, ampliação ou reforma: é possível aumentar o custo de aquisição do bem e, portanto, reduzir o ganho de capital quando houver construção, ampliação ou reforma do imóvel, que aumentem o seu valor. Contudo, as despesas devem ser devidamente comprovadas.

2. Compra de outro imóvel em até 180 dias: caso o produto da venda de um imóvel residencial for aplicado na aquisição de outro imóvel residencial em até 180 dias, o ganho de capital é isento de imposto de renda. Contudo, este benefício só pode ser aproveitado pela mesma pessoa física uma vez a cada cinco anos.

3. Imóveis adquiridos antes de 1988: caso o imóvel vendido tenha sido adquirido até 1988, aplicam-se os percentuais de redução do imposto de renda a pagar sobre o ganho de capital conforme a tabela abaixo:

Imóveis adquiridos antes de 1988

4. Outras reduções: são aplicados ainda fatores de redução do imposto de renda a pagar dependendo do número de meses transcorridos entre a data de aquisição do imóvel e a data da venda, cujo cálculo é mais complexo e deve ser analisado caso a caso.

Qual o seu problema jurídico?
Converse com a gente

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...