Declaração de cotas de empresas na Declaração de IR. Como fazer?

Carlos Horácio Bonamigo Filho
Carlos Filho CEO
18/05/2021 2 minutos de leitura
Declaração de cotas de empresas na Declaração de IR. Como fazer?
Imagem: Wikipédia

Cotas sociais de empresas devem ser informadas na Declaração de Bens do Imposto de Renda da Pessoa Física?

Uma dúvida que ocasionalmente nossos seguidores trazem é sobre a necessidade de informar cotas sociais de empresas na Declaração de Bens do Imposto de Renda da Pessoa Física.

A legislação não traz a resposta específica para esta pergunta. Portanto, devemos buscar a regra geral sobre o assunto:

Regulamento de Imposto de Renda, Art. 6º, § 3º Os bens comuns deverão ser relacionados somente por um dos cônjuges, se ambos estiverem obrigados à apresentação da declaração, ou, obrigatoriamente, pelo cônjuge que houver apresentado a declaração, quando o outro estiver desobrigado de apresentá-la.

Ou seja, a menção das cotas sociais tão somente na declaração de um dos cônjuges está de acordo com o previsto na legislação.

Contudo, sugere-se que na declaração de bens do outro cônjuge seja observada a previsão abaixo, exposta pela Receita Federal no seu caderno de perguntas e respostas sobre a declaração de ajuste anual de 2021.

BENS E DIREITOS COMUNS INFORMADOS NA DECLARAÇÃO DO CÔNJUGE 435O que deve ser informado na declaração de bens e direitos do cônjuge que não declara os bens comuns, relativamente a esses bens?

Na declaração do contribuinte em que não constar os bens e direitos, por constarem na declaração do cônjuge (ou companheiro), deve ser incluída informação no campo “Discriminação”, utilizando-se o código 99, relatando que os bens e direitos comuns estão apostos na declaração do cônjuge (ou companheiro), informando também o nome e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do cônjuge (ou companheiro).

O erro na apresentação dessas informações pode gerar notificações para esclarecimento de informações pela Receita Federal. Portanto, é recomendado cuidado na apresentação das informações na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física.

Qual o seu problema jurídico?
Converse com a gente

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...