Improbidade descoberta durante aviso prévio gera conversão de dispensa em justa causa

28/01/2015 2 minutos de leitura

Uma empresa conseguiu converter dispensa imotivada de empregada em justa causa, devido à descoberta de ato ímprobo durante o aviso prévio indenizado. A ex-funcionária - responsável pela recarga mensal dos tickets alimentação de todos os empregados da empresa - teria depositado em seu cartão valores maiores que os devidos.


A 4ª turma da 7ª câmara do TRT da 15ª região, considerou patente a improbidade, "tendo seu procedimento nitidamente afrontado os mais basilares deveres funcionais do trabalhador, com quebra da fidúcia necessária", e deu parcial provimento ao recurso da empregadora.


Discrepância de valores


No caso, a ruptura do contrato de trabalho da empregada, que atuava na área comercial, de marketing e recursos humanos, ocorreu em 5/9/11, com aviso prévio indenizado. O pagamento das verbas rescisórias se deu em 9/9/11, procedendo-se, então, à homologação da rescisão.


Ocorre que, logo depois do afastamento da trabalhadora, outra funcionária passou a manusear o sistema e foram apuradas discrepâncias nos relatórios emitidos. Perícia contábil constatou que desde 2009 a obreira creditava em seu nome valores superiores aos devidos e, diante do desfalque, ingressou com notícia-crime.


A ex-funcionária, em sua defesa, alegou que era encarregada de organizar festas e aniversários na empresa e que tinha dificuldade em conseguir arrecadar o dinheiro de todos os funcionários, solicitando assim autorização à empresa para utilizar o cartão ticket para arcar com as despesas, pagando depois o boleto respectivo com o dinheiro arrecadado.


Falta grave


"Admitindo a obreira que de fato eram creditados valores superiores em seu cartão ticket, cabia a ela produzir prova robusta de que eles se destinaram a cobrir as despesas das confraternizações, a teor dos artigos 818 da CLT e 333 do CPC. Todavia, de tal encargo não se desincumbiu a contento", salientou o relator, desembargador Luiz Roberto Nunes.


Em sua decisão, o magistrado destacou decisão proferida em ação penal, a qual concluiu existente a falta grave por parte da trabalhadora culminando com sua condenação a 2 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão, pena substituída por prestação pecuniária.


De acordo com o extraído da sentença, prova oral produzida em juízo dá conta de que as compras para as festas eram feitas, na maior parte, em dinheiro. "Aliás, a prática perdurou por um bom tempo. (...) Os referidos documentos também demonstram que a periodicidade em que eram creditados valores na conta ticket da autora era diferente da dos demais funcionários, bastando ser feita a comparação de seu extrato com a dos demais funcionários."


O advogado Sérgio Vitali Massari representou a empresa na causa.





  • Processo: 0001385-16.2011.5.15.0014


 

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...