Candidata que passou em concurso e não foi convocada não teve direito lesado

10/11/2014 1 minuto de leitura
O juiz substituto Fernando de Castro Mesquita, da 3ª câmara Cível do TJ/GO, negou recurso interposto por candidata que objetivava ser empossada no cargo de telefonista da Câmara municipal de Niquelândia/GO, para o qual foi aprovada em concurso.

Segundo os autos, a mulher passou em 1º lugar, dentro do número de vagas que estavam disponíveis. No entanto, passado quase um ano da data da publicação do edital do concurso, não foi convocada para o cargo.

Ela alegou que teve seu direito de tomar posse violado, uma vez que foi aprovada e há servidores comissionados exercendo a função. Diante de sua insatisfação, impetrou mandado de segurança contra a Câmara municipal.

Em 1ª instância, o pedido da mulher não foi acatado. Ela apelou, sustentando que o candidato aprovado em concurso público dentro do número de vagas previsto no edital tem direito líquido e certo à nomeação. Afirmou que, dentro do prazo de validade do concurso, a administração pode escolher o momento no qual se realizará a nomeação, mas não pode dispor sobre ela.

Em 2ª grau, o magistrado observou que, para a concessão da ordem pleiteada é necessário que reste evidente nos autos a existência de direito líquido e certo da impetrante, lesado por ato de autoridade pública. Neste caso, não foi comprovada a razão em que se funda o receio de que a autora venha a ter seu direito lesado. Ele ainda citou os itens do edital do concurso que preveem a possibilidade de que a validade do mesmo seja estendida até 2016.

Diante disso, entendeu que a mulher "detém mera expectativa de direito, pois, ao candidato aprovado dentro do número de vagas previsto em edital de concurso público, somente assiste direito líquido e certo à nomeação após o transcurso do prazo de validade do certame".

Processo: 98823-81.2013.8.09.0113

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...