Família e economia é tema de curso na UFRGS

Formar e dissolver uma família é caro. Tanto em gasto de tempo quanto de dinheiro para ambos os lados. Tanto em questões de trâmites legais, quanto em seus desdobramentos em divórcios, como divisão de bens, guarda dos filhos, etc., os aspectos econômicos expansivos no processo.

Um dos temas debatidos entre os dias 27 e 31 de julho,na Faculdade de Direito da UFRGS, em Porto Alegre, no III Curso de Inverno de Análise Econômica do Direito foi justamente o aspecto econômico do direito de família. A abordagem do tema foi realizada pela advogada Cristiana Gomes Ferreira, sócia-coordenadora da Divisão de Direito de Família e Sucessões da GARRASTAZU ADVOGADOS, membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e diretora do IDERS.

Para Cristiana, "a abordagem econômica da família serve para explicar uma série de fatos que podem ser observadosna atualidade, tais como taxas de natalidade, expansão das mulheres no mercado de trabalho, taxas de casamento e divórcio, e seus aspectos econômicos, que afetam toda a família."

O Rio Grande do Sul ocupa o 17º lugar no ranking brasileiro de divórcios, tendo os relacionamentos uma média de duração de 17 anos, segundo dados do IBGE.

Texto: William Figueiredo

Cristiana Gomes Ferreira

Cristiana Gomes Ferreira

cristiana@garrastazu.com.br

Doutora e mestre em Direito Privado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sócia-coordenadora do núcleo de Direito de Família e Sucessões da Garrastazu Advogados. Ex-Presidente do Instituto de Direito do Estado do Rio Grande do Sul. Diretora da Associação Brasileira de Direito e Economia. Diretora executiva do Instituto Brasileiro de Direito de Família, seccional do Rio Grande do Sul (IBDFAM/RS). Professora do Curso de especialização em Direito e Economia da UNICAMP. Professora do Curso de Especialização em Análise Econômica do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Professora do Curso de especialização em Direito de Família e Sucessões da Faculdade do Ministério Público (RS) e em diversas instituições. Palestrante na área de Direito de Família e Sucessões. Autora do livro Análise Econômica do Divórcio - Contributos da Economia ao Direito de Família (Livraria do Advogado Editora - 2015). Autora de artigos jurídicos na sua área de atuação. Mediadora judicial em formação pela Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação (CLIP) e pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS). Contato: cristiana@garrastazu.com.br

Ver perfil completo

Deixe seu comentário

Confira nossa página especial sobre Direito de Família e Sucessões

Acesse aqui

Escritório
do tamanho
do Brasil

Dispomos de correspondentes em todos os Estados do Brasil, o que nos permite uma atuação nacional

A Garrastazu conta com 3 sedes próprias estrategicamente localizadas para atender demandas em todo o País.

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Atendimento via Whatsapp

Tire suas dúvidas agora.

Respondemos em alguns minutos.

Podemos Ajudar?