Projeto de lei concede moratória aos empresários e cria a ‘negociação preventiva’ para empresas em dificuldade econômica

13/04/2020 1 minuto de leitura
Projeto de lei concede moratória aos empresários e cria a ‘negociação preventiva’ para empresas em dificuldade econômica
Imagem: Unsplash

Entre outras mudanças, o Projeto de Lei 1397/20, em tramitação na Câmara dos Deputados, suspende ações judiciais de execução, a institui a chamada ‘negociação preventiva’ com os credores e suspende a decretação de falência.

As medidas propostas serão aplicadas em caráter transitório até 31 de dezembro de 2020, ou enquanto durar o período de calamidade pública.

Veja as duas principais medidas previstas no projeto.

Suspensão legal

  • O projeto suspende por 60 dias as ações judiciais de execução de obrigações vencidas após 20 de março de 2020, bem como ações revisionais de contrato;
  • Durante o período, não haverá cobranças de multas, decretação de falência, despejo por falta de pagamento e resolução unilateral de contratos bilaterais;
  • O devedor e os c/redores deverão buscar, durante o período, saídas extrajudiciais e diretas.

Negociação preventiva

  • O agente econômico que tenha redução igual ou superior a 30% de seu faturamento poderá ingressar na Justiça com procedimento de negociação preventiva.
  • O devedor poderá solicitar um negociador, que será custeado às suas próprias expensas;
  • Se o pedido for concedido pelo juiz, as ações de execução contra o devedor permanecerão suspensas por mais 60 dias;

O texto prevê, ainda, regras específicas para as microempresas e empresas de pequeno porte, com um plano especial de recuperação judicial prevendo o pagamento da primeira parcela em até um ano.

Qual o seu problema jurídico?
Converse com a gente

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...