A Importância da Assessoria/Consultoria Empresarial Permanente

A Importância da Assessoria/Consultoria Empresarial Permanente
Imagem: Unsplash

 

“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você̂ deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.”

(Cury, Augusto Jorge. Dez leis para ser feliz: ferramentas para se apaixonar pela vida. Rio de Janeiro: Sextante, 2003, p. 29).

A Garrastazu Advogados é um escritório full service com condições de prestar assessoria em todas as áreas do direito, dentre elas na área empresarial e societária, na qual a assertividade e eficiência da condução, da revisão e da elaboração dos contratos sociais, de prestação de serviços, acordo de sócios/quotistas, atuação de investidores pode ser o grande diferencial para geração de valor à empresa e para a prevenção de conflitos e entraves judiciais.

A atuação constante e rigorosa pela equipe empresarial no auxílio do empresário quando se trata da análise e confecção dos instrumentos empresariais e societários pode resultar na prevenção de embates envolvendo prestadores de serviços, sócios, empresários e toda sorte de contratantes, além de gerir, de modo eficiente, eventuais danos quando já ocorridos (gestão das consequências com menor prejuízo possível).

Atualmente, em época de restrições às atividades empresariais e da iminente crise econômica gerada pela pandemia do COVID - 19, a empresa que possui uma gestão preventiva na solução dos problemas prevendo em seus contratos e estatutos a melhor forma de resolução dos litígios evitando, sempre que possível, o embate judicial, acaba por sobreviver com mais fôlego às adversidades, podendo focar na estratégia negocial propriamente dita e deixando as demais questões de cunho contratual e de estruturação societária aos cuidados de equipe jurídica especialista em fornecer apoio constante.

1. ANÁLISE DE INSTRUMENTOS E CONTRATOS PARTICULARES

Não se trata de mera “revisão” de instrumentos, mas de uma análise crítica as possíveis consequências que determinados contratos e instrumentos possam imputar ao empresário e a sua empresa.

Todas as obrigações assumidas vão gerar possíveis consequências, devendo sempre estar posta de forma clara e objetiva, não gerando dúvidas no momento de executar aquele determinado contrato.

Destaca-se que não se trata de “engessar” a relação comercial, mas sim minimizar os possíveis riscos que possam existir, bem como trazer segurança jurídica para os nossos clientes, podendo ter mais horas de sono e menos horas se preocupando se efetivamente fez a escolha certa.

Por esse motivo, a assessoria/consultoria empresarial permanente é essencial hoje nas empresas, para trazer segurança jurídica nas decisões e minimizar os riscos nos instrumentos que foram firmados, trazendo maior tranquilidade para o empresário e para sua empresa.

2. DIA A DIA ACOMPANHADO O EMPRESÁRIO

A relevância da assessoria/consultoria empresarial permanente, além da análise aprofundada dos instrumentos e contratos, também busca mapear riscos, viabilizar ideias e criar oportunidades de negócios, com honorários fixos mensais, sem surpresas.

Às vezes uma dúvida pode ser esclarecida com uma ligação, um e-mail ou mesmo uma reunião por vídeo conferência, podendo agilizar e facilitar a expansão do seu negócio ou mesmo auxiliar uma nova oportunidade que foi apresentada.

Ter uma atuação preventiva e permanente evita as mais diversas situações de risco, mediando conflitos antes de serem judicializados, sendo importante a fidelização com um escritório de advocacia, com atuação de diversos advogados especializados em cada área que a empresa venha precisar.

Mas o mais interessante e que pode fazer toda a diferença é que os advogados que prestam a assessoria conhecem o histórico da empresa e dos assuntos principais que demandam análise jurídica, sendo muito mais ágeis.

Por fim, possibilita treinamento e consultoria rotineira ao empresário e/ou gestores a fim de orientar para determinados pontos e evitar determinadas condutas, com total foco PREVENTIVO.

A decisão de contratação, deverá considerar o advogado ou escritório de advocacia que oferece a solução mais adequada para a assessoria mensal ou para a especialidade pretendida, tendo a qualidade técnica, estrutura profissional e segurança jurídica como pontos importantes, em detrimento muitas vezes ao menor valor dos honorários.

3. TRAZER SEGURANÇA NAS RELAÇÕES DOS SÓCIOS COM A SOCIEDADE

Como referido, a estruturação cuidadosa e adequada do contrato social e da elaboração de instrumentos norteadores das obrigações, dos direitos e dos deveres dos sócios no âmbito da empresa, consiste em providência que pode evitar inúmeros conflitos e embates judiciais demorados, custosos e muitas vezes fatais à saúde financeira da empresa.

É normal vermos diversas empresas, nos mais variados ramos, terem todo o seu patrimônio que foi construído desmoronando perante seus olhos por não terem um planejamento estruturado e consolidado.

Novamente a ausência de uma assessoria/consultoria empresarial permanente que traz segurança jurídica e minimiza riscos pode causar a queda de um império.

Desta feita, fica evidente que a empresa que opta por investir numa assessoria/consultoria jurídica permanente tem garantido o exercício da atividade empresarial de modo mais seguro, assertivo e preventivo, podendo focar sua energia no que realmente importa para a empresa e deixando a parte técnica jurídica com equipe especializada.

4. CONCLUSÃO

O Escritório Garrastazu Advogados, ao longo de bastante tempo, vem prestando essa consultoria a diversas empresas de pequeno, médio e grande porte, gerindo suas necessidades no campo jurídico de forma eficaz, preventiva e de molde a oferecer segurança à atividade empresarial.

Invista na qualidade de suas atividades e das relações negociais contando com uma equipe altamente especializada e preparada para auxiliar o empresário em todas as questões técnicas jurídicas no âmbito empresarial e societário.

Em caso de dúvidas ou sugestões acerca dessa matéria, entre em contato conosco através de nossos canais.

Helena Munoz Ott

Helena Munoz Ott

helena.munoz@garrastazu.com.br

Sócia e Coordenadora do Núcleo de Direito Empresarial.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS
Pós-graduada pela Escola Superior da Magistratura
Assessora Jurídica no TJRS por 21 anos
Secretaria da Terceira Vice-Presidência do TJRS na gestão 2014 a 2016
Especialidade em Direito Tributário Especialidade em Direito Processual Civil
Fluência em Inglês, Espanhol e Francês.

Ver perfil completo

Deixe seu comentário

Confira nossa página especial sobre Direito Empresarial

Acesse aqui

Escritório
do tamanho
do Brasil

Dispomos de correspondentes em todos os Estados do Brasil, o que nos permite uma atuação nacional

A Garrastazu conta com 3 sedes próprias estrategicamente localizadas para atender demandas em todo o País.

Atendimento via Whatsapp

Tire suas dúvidas agora.

Respondemos em alguns minutos.

Podemos Ajudar?