Cartilha da OAB explica quais são os direitos dos passageiros de viagens

02/04/2012 1 minuto de leitura
Só no ano passado, quase 132 milhões de brasileiros viajaram de ônibus, mas poucos passageiros conhecem os seus direitos. Nos guichês não há informações visíveis.

Todo bilhete é válido por um ano e é possível comprar passagem mesmo sem uma data. Se tiver algum imprevisto, o passageiro pode remarcar. Para não ter problema, é necessário alertar a empresa três horas antes do embarque.



Quem desiste da viagem precisa avisar com antecedência e pode pedir o reembolso direto na empresa. A devolução do dinheiro pode levar até 30 dias. Nesses casos de desistência, a empresa está autorizada a cobrar uma multa.



Segundo Oswaldo Moraes, o diretor do Procon –DF, quando a falha é da empresa e a viagem atrasa mais de uma hora, a companhia deve providenciar alimentação e, se for o caso, hospedagem.



Trinta quilos é o máximo de bagagem que pode ser despachado no porta-malas. Dentro, bolsas com cinco quilos. Se passar disso, o passageiro paga excesso de bagagem.



Quem tem mais de 60 anos e recebe até dois salários mínimos por mês tem direito a viajar de graça, mas existem só dois assentos desse tipo em cada ônibus.



Em Belo Horizonte, uma cartilha com todos os direitos dos passageiros está sendo distribuída na rodoviária e no aeroporto de Confins, pela Ordem dos Advogados do Brasil. Um levantamento feito pela OAB mostrou que pouca gente sabe o que fazer no caso de atraso do vôo.



Em aeroportos que recebem mais de 500 mil passageiros por ano, a empresas são obrigadas a ter guichês para reclamações. O ideal é reclamar na hora, mas o passageiro tem até 15 dias para solicitar por escrito o conserto, em caso de dano na bagagem. Em caso de extravio, as empresas têm até 30 dias em voos nacionais e 21 dias em viagens internacionais para devolver a bagagem ou devem pagar indenização.

Caso você desista de viajar, o ideal e avisar com três horas de antecedência para não perder a passagem, que tem validade um ano.



Clique no link abaixo e conheça a cartilha que a OAB preparou para os passageiros.

http://estaticog1.globo.com/2012/04/cartilha_oab.pdf

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...