Rescisão de Franquia: Como ocorre a rescisão da franquia? É possível? Quais as formas?

Helena Munoz Ott
Helena Ott Sócio
23/08/2021 5 minutos de leitura
Rescisão de Franquia: Como ocorre a rescisão da franquia? É possível? Quais as formas?
Rescisão de Franquia: Como ocorre a rescisão da franquia? É possível? Quais as formas?
Imagem: Freepik

Rescisão de Franquia
Como ocorre a rescisão da franquia? É possível? Quais as formas?

A Lei 13.966/19 (Lei de Franquias) é bastante clara quanto a tais responsabilidades e obrigatoriedades a serem exercidas pelos dois lados.

O descumprimento de algum dever nessa relação profissional é, normalmente, o cerne do problema que leva à rescisão do contrato de franquia, o que é algo frustrante para o investidor – afinal, capital e esforços foram aplicados no empreendimento – e para o franqueador.

Entretanto, quando a situação se torna insustentável, e você é franqueado de uma rede ou cogita ser, é fundamental que você esteja sempre atento às informações de um documento primordial para o funcionamento das franquias: a Circular de Oferta de Franquia (COF).

O que é a Circular de Oferecimento de Franquia e qual sua importância?

Esse é um instrumento fundamental na contratação de uma franquia e no qual devem constar os principais dados sobre a rede e sua operação, sendo essa uma obrigatoriedade descrita na Lei de Franquias.

A COF deve detalhar valores a serem investidos e repassados pelo franqueado ao franqueador; descrever as atividades que serão exercidas pelos operadores das unidades; delimitar os deveres da franqueadora para com os empreendedores; A COF deve detalhar valores a serem investidos e repassados pelo franqueado ao franqueador; descrever as atividades que serão exercidas pelos operadores das unidades; delimitar os deveres da franqueadora para com os empreendedores. A ausência dessas informações na Circular de Oferecimento de Franquia podem implicar na ineficácia do termo.

Na verdade, muitos dos problemas que causam o início de um processo de distrato são resultado de incongruências entre a COF e a forma de operação da rede.

Ou seja, além de exigir requisitos mínimos a serem proporcionados pela rede, a Lei de Franquias, em seu artigo 4º, é bastante clara quanto a penalidade aos franqueadores que omitem ou adulteram informações na COF.

Tais incongruências são causas de anulação de franquia, que é bem diferente da rescisão do contrato de franquia e as consequências advindas deste ou daquele movimento são bem diversas.

Quais são as causas de rescisão do contrato de Franquia?

Pode ocorrer a rescisão do contrato de franquia quando há o descumprimento das cláusulas contratuais.

Citando alguns exemplos de causas ocasionadas pela franqueadora, podemos listar:

  • Falhas no suporte oferecido aos franqueados;
  • Deficiências nos programas de treinamento propostos;
  • Falha na prestação de serviços da franqueadora;
  • Inobservância dos prazos estabelecidos no contrato;
  • Cobranças de custos não descritos no contrato ou na COF.

Na hipótese da ocorrência de alguma destas causas, há justa causa para a quebra de contrato por parte do franqueado ou do franqueador.

Quando as causas são mais subjetivas, como desgaste na relação profissional e negocial entre franqueador e franqueado, expectativas não alcançadas quanto ao retorno financeiro da franquia, arrependimento quanto a escolha da franquia, a negociação extrajudicial pode ser o melhor caminho.

Nos casos de quebra de contrato, as negociações podem se configurar a melhor saída, sendo muito mais efetivo e tranquilo se ocorrer na forma ‘amigável’ em sede extrajudicial.

Como efetivamente buscar a rescisão da franquia?

É necessário ressaltar que antes de encerrar o contrato torna-se mister demonstrar a boa-fé, enviando ao franqueador uma notificação extrajudicial bem fundamentada para informar o interesse no encerramento das atividades, especialmente porque os contratos de franquia têm prazo determinado.

Partindo dessa premissa, é importante demonstrar que o motivo do encerramento ocorreu por culpa do franqueador, e não do franqueado, sem olvidar que a confecção deste instrumento deve ser elaborada por advogado especialista na questão conferindo eficiência e assertividade na elaboração da peça.

Muito provável, e então mais evidente se observa a necessidade do efetivo e eficiente acompanhamento jurídico por profissional preparado, que o franqueador, por meio de seu jurídico, apresente contranotificação rebatendo os argumentos e razões expostas na notificação.

Necessário, ainda, destacar que não sendo exitosa a negociação extrajudicial, embora não haja necessidade da intervenção administrativa para o manejo da demanda, tais documentos integrarão a ação judicial que se fizer necessária, acaso inexitosas as negociações.

Razões da importância da negociação extrajudicial efetiva e assertiva

Algumas vezes, quando não for possível o êxito na forma administrativa, pode ser necessário o ajuizamento da demanda judicial, o que pode não ser a melhor saída para o franqueado.

Ocorre que no mais das vezes o contrato de franquia prevê cláusula de arbitragem para solução de conflitos, via de resolução dispendiosa e sem olvidar que a franqueadora normalmente conta com um suporte jurídico forte na retaguarda.

Havendo a previsão do compromisso arbitral, inviável a demanda judicial sem antes esgotar essa forma de resolução de conflito.

Conclusão

O êxito na rescisão da franquia através de uma negociação extrajudicial cautelosa e bem estruturada evita maiores perdas e frustrações às partes, quando resta evidente diante de algum descumprimento contratual que a manutenção do negócio não se torna mais possível.

Diante das considerações acima delineadas, resta claro que a assessoria jurídica empresarial preparada, eficiente e estrategicamente atuante é requisito fundamental no sucesso de qualquer tratativa negocial.

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...