Certidões de casamento, nascimento e óbito poderão ser emitidas via web

Sistema começa a ser implementado em São Paulo e depois será levado para outros estados. Alguns cartórios poderão oferecer serviços a partir de segunda (13). Adequação total está prevista para daqui há um mês.





Brasileiros vão poder tirar certidões de nascimento, casamento e óbito pela internet. O sistema vai começar a ser implementado em São Paulo e depois será levado para outros estados.



No estado de São Paulo, os cartórios já não têm as filas de antigamente. Mas alguns serviços ainda demoram, como tirar a segunda via de certidões. Em muitos casos, os funcionários recorrem aos livros anotados à mão para confirmar o registro.



"Acho que os cartórios estão atrasados nesse item", afirma um homem.



Reginaldo Ribeiro nasceu em São Paulo, capital, mas mora no interior. Teve que deixar os estudos para o vestibular para ir até lá, atrás da certidão de nascimento.



"Levei duas horas de viagem. Agora mais duas horas para voltar", conta o estudante.



Para quem não pode ir até o cartório onde a certidão está registrada, a espera pode levar semanas ou até meses se o documento estiver em outro estado. Agora, os cartórios vão ter que facilitar o acesso da população aos registros de nascimento, casamento e óbito.



Até 2014, todos os cartórios do país terão que criar um sistema eletrônico das certidões dos brasileiros.



"É um serviço básico e essencial, que é a documentação básica para se viver como cidadão", aponta a corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon.



São Paulo saiu na frente. Nesta sexta-feira (10), apresentou a rede que vai ajudar, via internet, a localizar e emitir documentos na capital paulista e no interior.



"Muitas pessoas têm um familiar que precisa de uma documentação básica, e ele não sabe em que cartório ele está registrado. Acho que essa é a maior inovação nessa nova central. Esse é o maior benefício, não precisar gastar com viagem, com locomoção", explica o vice-presidente da Associação dos Cartórios de São Paulo (Arpen), Luís Carlos Vendramin.



Depois de localizar onde está o documento, o cidadão faz o pedido da segunda via pela internet e pode ir buscar no cartório mais próximo. O sistema já está pronto e alguns cartórios poderão oferecer os serviços a partir de segunda-feira (13). A adequação total está prevista para daqui há um mês.



Depois, a rede será expandida para outros estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Ceará e Rondônia. Mas ainda não há prazo para que isso aconteça.



"Hoje nós temos que trabalhar com informática, com a eletrônica, e temos de poupar a locomoção, o deslocamento, a perda de tempo. Tempo é dinheiro, então nós temos que investir nisso", conclui o corregedor-geral do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini.




Autor: JusBrasil
Data: 13/08/2012 - Hora: 13:55:02

Deixe seu comentário

Confira nossa página especial sobre Direito de Família e Sucessões

Acesse aqui

Escritório
do tamanho
do Brasil

Dispomos de correspondentes em todos os Estados do Brasil, o que nos permite uma atuação nacional

A Garrastazu conta com 3 sedes próprias estrategicamente localizadas para atender demandas em todo o País.

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Atendimento via Whatsapp

Tire suas dúvidas agora.

Respondemos em alguns minutos.

Podemos Ajudar?