Obrigar procuradora a usar uniforme fere liberdade profissional do advogado

06/05/2019 1 minuto de leitura
Obrigar procuradora a usar uniforme fere liberdade profissional do advogado

Segundo a 3ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP), é descabido a Câmara Municipal de Aguaí exigir que uma procuradora jurídica use calça jeans e camiseta como uniforme, em padrão com os demais funcionários.

A servidora afirmou ser de conhecimento público e notório que a profissão de procurador jurídico exige formalidade nas vestimentas, o que não ocorreria utilizando-se de uniforme composto de uma camiseta vermelha e calça jeans, sendo “totalmente incompatíveis com a função exercida".

O município afirmou que a obrigatoriedade do uniforme se dava apenas na Câmara Municipal, não se estendendo às atividades externas, e que não havia punição caso a reclamante não a utilizasse. Quanto à isso foram apresentadas provas que convenceram a corte da obrigatoriedade no uso do uniforme dentro e fora da Câmara.

Imagem: Unsplash

A relatora afirmou que, apesar dos argumentos, "o uso de uniformes no local de trabalho é norma de caráter geral e decorre do poder normativo diretivo do empregador", no caso, "ficou evidente que as vestes exigidas se mostram incompatíveis com a profissão exercida pela reclamante, além de atentar contra a liberdade profissional do advogado".

O colegiado defendeu que a procuradora jurídica da Câmara Municipal de Aguaí deve exercer a profissão com ampla liberdade, na forma do artigo 7º, inciso I, da Lei 8.906/1994 (que regulamenta o Estatuto da Advocacia e da OAB), "inclusive em relação à utilização de vestimentas que entender adequadas ao exercício de suas atribuições".

Processo 0011842-71.2016.5.15.0034

Fonte: Assessoria de Imprensa do TRT-15.

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...