Seguro-desemprego para pescador artesanal é aprovado em Comissão

26/06/2015 1 minuto de leitura
Pescadores artesanais de todo o Brasil poderão ter esperança de prover o próprio sustento durante certo período do ano. Aprovada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural o Projeto de Lei 7312/14, do deputado André Figueiredo (PDT-CE), concede o benefício de seguro-desemprego, no valor de um salário mínimo mensal, a pescador artesanal nos casos de paralisação da atividade por fenômenos naturais ou acidentais.

O PL amplia o direito destes profissionais que atualmente recebem o benefício do seguro, de mesmo valor, durante o período de defeso, época de crescimento ou desova dos animais (Lei 10.779/03).

Além disso, o projeto oferece proteção às espécies marinhas, fluviais e lacustres que integram o ecossistema do País.

 

A pesca artesanal no Brasil

Aproximadamente 45% de toda a produção anual de pescado desembarcada são oriundas da pesca artesanal. Estima-se que existem hoje no Brasil quase um milhão de pescadores artesanais, segundo o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Assim, caracteriza-se como uma das atividades de maior impacto social e econômico no Brasil que utiliza de grande extensão litorânea e da biodiversidade pesqueira nas 12 grandes bacias hidrográficas brasileiras.

Segundo o relator da proposta na comissão, deputado Zé Silva (SD-MG), as "interdição de áreas pesqueiras tradicionais por motivos diversos, como a realização de grandes obras, ou em decorrência da contaminação das águas, ou ainda fenômenos naturais como as estiagens prolongadas, derramamento de óleo ou de outras substâncias, deixam os pescadores em situação de vulnerabilidade."

 

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

por William Figueiredo

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...