Câmara aprova mudança em sistema recursal trabalhista

Um Projeto de Lei aprovado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados prevê a reforma do sistema de recursos da Justiça do Trabalho.



Se aprovado, o PL 2.214/2011, de autoria do deputado Valtenir Pereira (PSB/MT), pretende uniformizar a jurisprudência e tornar o processo de recursos mais rápido. As principais medidas são: tornar lei os parâmetros atualmente fixados pela jurisprudência do TST para recebimento de Recursos de Revista; a uniformização da jurisprudência nos Tribunais Regionais do Trabalho; estender para o processo do trabalho a experiência do processo comum no julgamento dos recursos extraordinário e especial; a súmula impeditiva de recursos, que será incorporada pelo recurso de embargos, será baseada nas Súmulas do TST e nas Súmulas Vinculantes do STF.



Quanto aos Embargos Declaratórios, a proposição também torna lei requisitos construídos pela jurisprudência do TST para acolhimento dos recursos.



A proposição que deu origem ao projeto de lei surgiu a partir dos debates feitos durante a "Semana do Tribunal", em 2011, que tratou da experiência na área da jurisprudência do TST. O projeto segue, agora, para análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Com informações da assessoria parlamentar do TST.

Deixe seu comentário

Escritório do Tamanho do Brasil

35 anos de experiência na advocacia atuando em todos os estados do país.

13.000
Clientes

27.122
Casos

R$
116.079.949
Obtidos para nossos clientes