CONTRATAÇÃO PÚBLICA EXTRAORDINÁRIA NA LEI DO CORONA VÍRUS Nº 13.979/2020

Mariana Fogaça
Mariana Fogaça Sócio
06/04/2020 2 minutos de leitura
CONTRATAÇÃO PÚBLICA EXTRAORDINÁRIA NA LEI DO CORONA VÍRUS Nº 13.979/2020
Imagem: Unsplash

A recente Lei n.º 13.979/2020 dispõe acerca das medidas de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do COVID-19.

As contratações públicas, em caráter excepcional e temporário, decorrentes da referida lei, se tratam de uma hipótese adicional de dispensa de licitação, não estando abarcada pela Lei n.º 8.666/93, se tratando de circunstância específica para o coronavírus.

Em virtude do caráter temporário, a dispensa de licitação perdurará apenas durante a situação de emergência ocasionada pela pandemia.

Da mesma forma, os contratos celebrados terão prazo de duração de até seis meses, mas poderão ser prorrogados por períodos sucessivos, enquanto perdurar a necessidade de enfrentamento dos efeitos da situação.

A Lei n.º 13.979/2020, ao dispor acerca das contratações extraordinárias, não diferenciou as contratações públicas celebradas pela Lei n.º 8.666/93 das celebradas pela Lei n.º 13.303/16. Logo, entende-se que todas as contratações públicas submetidas a referida lei, aplicam-se também às empresas estatais.

Além disso, para fins de dispensa de licitação, presumir-se-ão atendidos aos seguintes requisitos (I) ocorrência de situação de emergência; (II) necessidade de pronto atendimento da situação de emergência; (III) existência de risco a segurança de pessoas, obras, prestação de serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares; e (IV) limitação da contratação à parcela necessária ao atendimento da situação de emergência.

A presunção de veracidade da situação de emergência, tranquiliza os gestores nas contratações fundadas na Lei n.º 13.979/2020, visto que a referida lei dispensa o cumprimento de determinados requisitos, tais como, é desnecessária a elaboração de estudos preliminares, quando se tratar de bens e serviços comuns, e também é possível a apresentação de termo de referência simplificado ou projeto básico simplificado.

Qual o seu problema jurídico?
Converse com a gente

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...