Projeto ‘Pais por uma hora’ cadastra pessoas para o apadrinhamento de crianças abrigadas

18/05/2015 2 minutos de leitura
A Justiça de São Paulo criou um projeto-piloto que está cadastrando, selecionando e preparando pessoas que queiram ser "pais por uma hora" de crianças e adolescentes com mais de 10 anos e que possuem poucas chances de conseguir uma família adotiva permanente.

Conforme a Vara Central da Criança e do Adolescente de São Paulo, a ideia da iniciativa é proporcionar experiência de convivência familiar e social a meninos e meninas abrigados que, por razões diversas, o processo de adoção ainda não se deu e dificilmente vai acontecer. Ainda segundo o Órgão, o processo de seleção verificará se o candidato está apto a assumir responsabilidades afetivas com os meninos e meninas e se possui condições emocionais para o desafio.

Segundo a advogada Silvana do Monte Moreira, presidente da Comissão Nacional de Adoção do IBDFAM, para o atendimento ao direito à convivência comunitária que toda criança e adolescente detém, é necessário pensar no apadrinhamento não apenas de uma hora, mas como política pública do governo federal. "Estamos em um momento de discussão de maioridade penal e na necessidade de sermos, de fato, uma "pátria educadora". A educação tem base na família, na convivência e nas oportunidades que crianças e adolescentes terão para exercer a cidadania em sua plenitude. Entidade de acolhimento jamais foi ou será um lar. Medidas alternativas de convivência familiar e comunitária devem fazer parte dos planos do Estado", aponta.

Para Silvana, a iniciativa tem uma importância ímpar para a formação da cidadania e do futuro da própria nação. De acordo com ela, somente se livra crianças e adolescentes de atos infracionais a partir de educação e base familiar. "Esse incentivo à convivência comunitária é de suma importância, mas não pode ser uma iniciativa isolada do Estado de São Paulo. No Rio de Janeiro, os projetos de apadrinhamento afetivo estão em vigor na 3ª Vara da infância desde 2009, e na 4ª vara da infância desde 2014. É assim também no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso, que possuem projetos de grande importância na formação de jovens-adultos que saem da instituição de acolhimento com apoio afetivo e efetivo de seus padrinhos", completa.

O processo - No princípio, crianças e adolescentes de três abrigos vão participar. Já na segunda etapa, todas as casas de acolhimento da cidade de São Paulo vão ser atendidas. Os padrinhos, em acordo com a direção dos abrigos, poderão fazer programas mais longos com os afilhados, como ir a uma sessão de cinema, passar uma tarde no parque ou mesmo passar um final de semana juntos.

Uma equipe de psicólogos do Instituto Sedes Sapientiea irá selecionar os pretendentes, monitorar e avaliar as relações entre crianças e jovens e seus padrinhos. Os padrinhos selecionados irão assinar termos de compromisso com o Programa, mas não terão que assumir encargos legais, além dos usuais que servem para zelar pela criança ou adolescente. Ninguém poderá escolher os afilhados ou os padrinhos.

O processo será feito pela equipe do Projeto e haverá encontros de aproximação antes do início das visitas. Os interessados devem, primeiramente, entrar em contato com [email protected] e [email protected] manifestando o desejo de participar do Programa.

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...