Saiba como cobrar a cobertura dos planos de saúde

Os planos de saúde em todo país terão 48 horas para prestar justificativa por escrito aos pacientes quando houver recusa no atendimento. A nova regra está valendo desde esta terça-feira e as empresas que negarem autorização a algum procedimento solicitado pelo médico ou cirurgião-dentista devem apresentar a justificativa por escrito ao paciente. Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), após o pedido do segurado, a operadora terá 48 horas para apresentar a justificativa da negativa, por correspondência ou meio eletrônico. Em caso de descumprimento, a multa pode chegar a até R$ 30 mil.

Caso o consumidor não consiga seus direitos, pode denunciar o problema de algumas formas. Uma alternativa é denunciar o problema pela internet, no link "Espaço do consumidor" do site www.ans.gov.br, ou pelo telefone 0800–701–9656, das 8h às 20h. No Rio de Janeiro, também é possível registrar a queixa pessoalmente na Avenida Augusto Severo 84, na Glória, das 8h30m às 16h30m.

De acordo com a ANS, as principais negativas dos planos são:

- Argumento de que a doença ou lesão existia antes da contratação do plano

-Alegação de que o cliente está em período de carência e não pode usufruir do atendimento

- Falta de especialista ou unidade capacitada para fazer o atendimento

- Reembolso não feito da forma como é descrito no contrato

- Alegação de que o procedimento solicitado não faz parte dos que estão na cobertura obrigatória

Acompanhe o noticiário de Economia pelo Twitter @AnoteePoupe.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/saiba-como-cobrar-cobertura-dos-planos-de-saude-8318524.html#ixzz2WgO4HX5q

 

Autor: Extra.Globo

Deixe seu comentário

Confira nossa página especial sobreDireito Empresarial

Acesse aqui

Escritório do Tamanho do Brasil

35 anos de experiência na advocacia atuando em todos os estados do país.

13.000
Clientes

27.122
Casos

R$
116.079.949
Obtidos para nossos clientes