Sandbox Regulatório

Mariana Fogaça
Mariana Fogaça Sócio
20/10/2022 2 minutos de leitura
Sandbox Regulatório
SANDBOX REGULATÓRIO
Imagem: Unsplash

O Sandbox Regulatório é um conjunto de condições especiais simplificadas para que as empresas participantes possam receber autorização temporária dos Órgãos ou das Entidades com competência de regulamentação setorial para desenvolver modelos de negócios inovadores e testar técnicas e tecnologias experimentais.

O SANDBOX Regulatório possibilita que empreendedores apresentem inovações e tecnologias disruptivas e possam atuar, em ambiente regulado, com novos serviços e modelos de negócios.

Em síntese, o Sandbox Regulatório consiste em um ambiente regulatório experimental que afasta a incidência de normas justamente para possibilitar o desenvolvimento de novos modelos de negócios garantindo segurança jurídica ao empreendedor que está inovando e propondo novos modelos de negócios.

Banco Central do Brasil

No Brasil, a primeira iniciativa de Sandbox Regulatório ocorreu no Banco Central, a partir do Edital de Consulta Pública n.º 72/2019, que trazia o regramento do ambiente controlado de testes de inovações financeiras e pagamentos.

CVM

Posteriormente, a Comissão de Valores Mobiliários – CVM publicou a Instrução n.º 626/2020, com os regramentos aplicáveis ao mercado de valores mobiliários. Essa instrução veio a ser revogada pela Resolução n.º 29/2021.

SUSEP

Ainda em 2020, a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP também publicou Edital para seleção dos interessados.

Qual o seu problema jurídico?
Converse com a gente

Inclusive, o Marco Legal das Startups e Empreendedorismo Inovador (Lei Complementar n.º 182/2021) trouxe a previsão expressa do Sandbox Regulatório justamente para possibilitar que os Órgãos e as Entidades da Administração Pública com competência de Regulamentação Setorial possam promover, individualmente ou em colaboração, no âmbito de programas de ambiente regulatório experimental, o afastamento da a incidência de normas sob sua competência em relação à entidade regulada ou aos grupos de entidades reguladas.

O Agente Regulador para fins de utilizar-se do Sandbox Regulatório deverá dispor sobre o funcionamento do programa, estabelecendo, os seguintes itens:

(i) os critérios para seleção ou para qualificação do regulado;
(ii) a duração e o alcance da suspensão da incidência das normas; e
(iii) as normas abrangidas.

O Sandbox Regulatório é uma excelente possibilidade para novos modelos de negócios e propicia a criação de inovações disruptivas. O mercado financeiro e de seguros está bastante avançado com a edição das Instruções e Resoluções, bem como de lançamentos de Editais para chamamento das pessoas jurídicas interessadas.

A Equipe de Direito Regulatório da Garrastazu Advogados está à disposição para esclarecimentos e novas oportunidades sobre o Sandbox Regulatório no âmbito do Banco Central, CVM e SUSEP, bem como para analisar novas soluções e modelos de negócios.

Qual o seu problema jurídico?
Converse com a gente

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp
Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...