SUCESSO NA SUSPENSÃO DE PROCESSO PENAL TRIBUTÁRIO

21/01/2014 1 minuto de leitura
A GARRSATAZU ADVOGADOS obteve êxito na suspensão de processo penal que apurava a prática de crime tributário.

No caso, anteriormente já havíamos tido sucesso através de um pedido liminar, mas na esfera cível, para suspender a exigibilidade do crédito tributário em face de nulidades material e formal ocorridas no Processo Administrativo Fiscal.

Com o deferimento da liminar, além de ocasionar a suspensão da execução fiscal que buscava executar um vultoso valor do débito (acima de R$ 1.000.000,00), foi elaborado um pedido para suspender o processo penal.

Em síntese, os fundamentos foram no sentido de que é inviável a mantença da tramitação do processo penal, pois, além de esbarrar na inteligência da Súmula Vinculante nº 24 – que exige o exaurimento da via administrativa para configurar indícios de prática criminosa –, o art. 93 do CPP traça que se o reconhecimento da existência da infração penal depender de decisão da competência do juízo cível, e se neste houver sido proposta ação para resolvê-la, é prevista a suspensão do curso do processo penal – precedente do STJ.

Com a própria concordância do Ministério Público Federal, o Juízo entendeu que os argumentos por nós invocados afetam "a materialidade do delito denunciado nesta ação penal", razão pela qual deferiu a suspensão do processo penal.

Trata-se de uma grande vitória, pois, além de atenuar a situação angustiante ao constituinte de responder a um processo penal, acaba cooperando com uma evolução jurisprudencial nesse sentido, tendo em vista que a questão ainda não está sedimentada nos tribunais.

Importante frisar que com a confirmação da liminar no Juízo cível, a absolvição do constituinte pela prática de crime tributário é uma consequência lógica.

Clique aqui para ter acesso à decisão".

Advocacia Online e Digital
Acessível de todo o Brasil, onde quer que você esteja.

Enviar consulta

A qualquer hora, em qualquer lugar: nossa equipe está pronta para atender você com excelência.

Continue lendo: artigos relacionados

Fique por dentro das nossas novidades.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais.

1
Atendimento via Whatsapp
Olá, qual seu problema jurídico?
Garrastazu Advogados
Garrastazu Advogados
Respondemos em alguns minutos.
Atendimento via Whatsapp

Atenção Clientes da Garrastazu

Fomos informados que golpistas estão se apresentando como sócios ou advogados vinculados a Garrastazu Advogados, trazendo falsa informação aos nossos clientes acerca de alvarás que teriam sido emitidos em seus nomes decorrentes de êxitos em processos patrocinados pela equipe da Garrastazu. Os estelionatários prometem que haverá liberação imediata destes alvarás na conta bancária dos clientes, mas solicitam, para viabilizar o levantamento do alvará, depósitos a títulos de "custas" (inexistentes) em contas que são dos próprios golpistas.

Cuidado! Não agimos desta forma. Alertamos que qualquer pagamento à Garrastazu Advogados só pode ser efetuado mediante depósito em conta bancária da própria Garrastazu Advogados. Jamais em contas de terceiros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas.

Estamos sempre à disposição por meio dos contatos oficiais anunciados em nosso “site”, que são os únicos canais legítimos de contato de nossa equipe com o mercado.

Sucesso!
Lorem ipsum dolor sit amet

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando você de acordo com os termos.

Aceito
Garrastazu

Aguarde

Estamos enviando sua solicitação...